Tratamento de Esgotos

Objetivo 

          

           O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo:

            As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona.

Assim temos:

  • Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
  • Tratamento primário: , decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
  • Tratamento secundário: , tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção

Problematização 

 O tratamento de água nos esgotos é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições boas para o consumo. O processo de tratamento livre de qualquer tipo de contaminação, evitando doenças pela contaminação.

Para que o esgoto vindo das casas ou de qualquer outro lugar volte a ser “aquela” água potável, ele passa por várias etapas, como:

- Coagulação: quando a água na sua forma natural entra na ETA, ela recebe, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para juntar partículas sólidas que se encontram na água como.

- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se unem em flocos maiores.

- Decantação - em outro tanque (por ação da gravidade) os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam armazenadas no filtro.

- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação - é aplicado flúor na água para evitar a formação de cárie dentária em crianças e adultos.

- Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse processo serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Caso essas etapas não ocorram, nas águas que ingerimos, podemos contrair muitas doenças por causas da água não tratada. Muitas pessoas que não tem condições de pagar água encanada, para sobreviver, começa a pegar água dos esgotos contraindo muitas doenças pra si. Essas ocorrência não acontecem somente no Brasil ou em determinado país, mas em qualquer lugar onde se possa ver pessoas de baixa renda, que  muitas vezes não tem o que comer no dia-a-dia.

Metodologia 

          A Planet Life tem como função solucionar os problemas causados à natureza e à população. No entanto, pretendemos solucionar os problemas da seguinte forma:

           Todos nós sabemos que a água é utilizada de diversos jeitos, porém após usada é eliminada, e, no entanto, ela passa a ser chamada de esgoto. Essa água pode ser doméstica, pluvial ou industrial, e se essa água não for tratada, esse esgoto pode trazer vários prejuízos à saúde da população, além de poluir rios e fontes, o que não faz bem à natureza e muito menos à população.

          Para tratarmos de esgotos domésticos, temos que, primeiramente remover os materiais sólidos; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar microorganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.

         Temos várias formas de tratar o esgoto, assim temos:

·   · Tratamento preliminar, ou seja, promove a remoção de gorduras e areias.

·   · Tratamentos primários, que é a digestão do iodo e secagem.

·   · Tratamentos secundários, que é o tratamento contra bactérias e desinfecção.

E também podemos contar com empresas, como a Sabesp que com o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital, lançaram o Programa Córrego Limpo, que faz parte de um projeto maior chamado Operação Natureza.

       A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída em março de 2009, beneficiou cerca de 800 mil pessoas. Nessa etapa, foram entregues 42 córregos, sendo que 28 totalmente despoluídos e 14 com os principais trechos recuperados. Mais de 500 litros de esgoto por segundo foram encaminhados para tratamento, com importantes contribuições para os rios Tietê e Pinheiros. Outros 58 serão cursos de água serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos. O projeto contará com um investimento total de quase R$ 195 milhões. Até agora, foram investidos cerca de R$ 90 milhões. 

 Viabilidade

            Algumas dicas simples para que todos possam contribuir para evitar a poluição da água

            Não jogar lixos como papel, papel higiênico, pontas de cigarro, sacolas plásticas, restos de comida, óleo de cozinha, preservativos, absorventes, fios de cabelo, pontas de cigarros, cotonetes, fraldas, tampinhas, garrafas, lâminas de barbear, absorventes, fio dental, brinquedos, talheres, estopa, entre outras coisas em vasos sanitários, ruas, ou mesmo numa pia.

           Um dos resultados disso é o entupimento das tubulações causando o retorno (transbordamento) do esgoto impedindo que vá ao destino natural: á estação de tratamento onde será tratado.

          A emissão deste produto na rede de tratamento de esgoto faz com que uma empresa tenha que recolher cerca de toneladas de lixo mensalmente.

          Caso o esgoto não receba tratamento adequado, ele pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças, podendo ser transmitido pelo contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. Ele também pode ainda poluir fontes e rios, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal.

          Aqueles objetos citados acima devem ser separados em não-recicláveis e recicláveis para uma coleta ideal, e depois devem ser encaminhados para recipientes adequados próprios para receber os materiais recicláveis que podem ser reaproveitados. Com isso além de trazer benefícios a todos, acaba também evitando que o lixo seja enviado para aterros sanitários.

          Nossas precações têm como objetivo fundamental: a saúde e a preservação ambiental.

 

  • remover o material sólido;
  • reduzir a demanda bioquímica de oxigênio;
  • exterminar microorganismos patogênicos;
  • reduzir as substâncias químicas indesejáveis.