Tratamento eliminação residuos

Objetivo

TRATAMENTO DE ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Este é um método com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos sólidos, enquanto

 as demais tecnologias de redução se aplicam ao resíduo efetivamente gerado, no sentido

 de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu impácto

 ambiental.

Quando os resíduos sólidos não são tratados adequadamente e são dispostos sem as

 devidas precauções em lixões a céu aberto ou até em cursos d’água, há o perigo de 

 contaminação de mananciais de água potável, sejam superficiais ou subterrâneos,

 causando a disseminação de doenças.

Problematização


 

TRATAMENTO DE ELIMINAÇÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS

Os resíduos sólidos são resultantes das diversas ações humanas. Podem vir de vários destinos: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de limpeza de vias públicas e outras.


A intensificação das ações humanas nas cidades tem criado um grande aumento na produção de resíduos sólidos.

A grande massa populacional, novos hábitos, costumes, melhora de vida, desenvolvimento em todas as áreas e outros fatores tem sido o grande problema para o aumento dos resíduos sólidos e sua destinação final. O manuseamento errado desses resíduos pode gerar riscos a vida, piorando a qualidade de vida e podendo ,também, trazer prejuízos ao meio ambiente.

Seu manuseamento incorreto pode causar a poluição de mananciais, contaminação de doenças, entre outros, e muitas vezes, estes resíduos mal manuseados são colocados em lixões a céu aberto ou até em cursos de água.

Resíduos não identificados, são colocados novamente em seu fluxo de resíduos e encaminhados para um aterro ou lugar especifico. Para um sistema completo é preciso, ainda, contar o sistema de coleta e transporte hábil.

'

Componentes do Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

'

Os resíduos podem ser classificados como produtos não aproveitados pelas ações humanas, aqueles obtidos pela varrição urbana como folhas, galhos, terra, areia... e aqueles considerados inúteis e descartáveis.

A sua solução não pode ser obtida de uma maneira só, mas de uma rede com medidas capazes de contentar as necessidades da eliminação, a curto ou médio prazo de tratamento. A divisão dos princípios de Sistemas de Gerenciamento Integrado de Resíduos (SIGR) aceita é baseada no que se denomina de Quatro Rs: Redução, Reutilização, Reciclagem e Recuperação.

Se algum resíduo continuar em um aterro é considerado inapropriado. E com um SIGR, deve-se minimizar a quantidade de resíduos.


Redução

A estratégia para prevenção de redução é iniciada pela fonte geradora. A produção desses resíduos, como já dito antes, vem tendo um grande aumento então podemos citar que essa estratégia deve ser utilizada principalmente, por empresas de embalagens transformando-as em embalagens menos prejudiciais ao meio ambiente.


A redução na fonte vem também conhecida como “prevenção de resíduo”, é definida pela EPA (Environmental Protection Agency) com propósito de reduzir suas quantidades como as de embalagens, quantidades de toxinas.A coleta de lixo, também, pode ser outra ação para contribuir para a redução.


Reutilização

A reutilização é um método de gerenciamento de resíduos, sustentado no emprego direto de algum produto com mesma função qual tivera antes.

Reciclagem

A reciclagem é baseada no reaproveitamento de materiais não utilizados mais, contando suas características, podendo ser utilizado para o mesmo objeto ou nao, e reutiliza o material e não a reutilização dos produtos diretos, sabendo que seu valor cai um pouco, diferente do original.

 
Eliminação Final

A eliminação final é a ultima etapa de todo o processo e é restrita para lixos reutilizáveis, recicláveis ou recuperáveis. Nessa etapa os aterros são indispensáveis.

 

Metodologia

 Sabemos que os resíduos são levados para as instalações onde os quais são permanentemente confinados, ao ponto de poderem impedir o lançamento de poluentes no meio ambiente. Quando a eliminação de resíduos sólidos, que muitas vezes é colocado na terra, ou em um aterro sanitário, enfim, temos a função de solucionar esses problemas: Os resíduos são levados para as instalações onde os resíduos  são permanentemente confinados e pode impedir o lançamento de poluentes no meio ambiente. Quando a eliminação de resíduos sólidos, que muitas vezes é colocado na terra em um aterro sanitário. Os resíduos líquidos são eliminados em poços de injeção que enterrar o lixo de profundidade sob o solo. Esses poços são monitorados de perto para evitar vazamento de poluentes

      -Há uma variedade de maneira á ser utilizado, o aterro sanitário é o uso mais comum e pode responder por mais de 90% dos países de resíduos urbanos. No entanto, o aterro tem sido provado a contaminar a água potável em algumas regiões. Aterros sanitários é uma forma mais rentável de eliminação. Em aterros sanitários modernos, o lixo é espalhado em finas camadas compactadas e, em seguida é coberto por terra fresca.

            -Outra forma para eliminar o lixo é utilizando as incineradoras, mesmo esse método sendo mais caro, no entanto mais seguro, pois os incineradores destroem 99,9% dos resíduos.

            Já os resíduos perigosos, são bombardeados em poços profundos, ou seja, no interior da terra. Enfim, isso é chamado de injeção de resíduos. Muitas pessoas se opõem fortemente a isto porque causou explosões e até terremotos no passado.