Tratamento de Água Potável

 

Objetivo 

 

Hoje em dia, sabemos que a água potável é a única que podemos beber, onde trará riscos ao nosso organismo se ela não for tratada corretamente. Sendo assim, índices revelam que aproximadamente 50% da população do "mundo subdesenvolvido", bebe água poluída, pois não tem acesso a água potável, que deveria ser um bem comum para todos.

O tratamento da água tem como objetivo condicionar as características da água proveniente da natureza, a fim de atender de médio à qualidade necessária a um determinado uso.

A água a ser utilizada para o abastecimento público deve ter sua qualidade ajustada de forma que possa:

• Atender aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde e aceitos internacionalmente; 

• Prevenir o aparecimento de doenças de veiculação hídrica, protegendo a saúde da população; 

• Tornar a água adequada a serviços domésticos; 

• Prevenir o aparecimento da cárie dentária nas crianças, através da fluoretação; 

• Proteger o sistema de abastecimento de água, principalmente tubulações e órgãos acessórios da rede de distribuição, dos efeitos danosos da corrosão e da deposição de partículas no interior das tubulações. 

O tratamento da água pode ser parcial ou completo, de acordo com a análise prévia de suas características físicas, químicas e biológicas. O tratamento coletivo é efetuado na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde passa por diversos processos de depuração.

  

Problematização 

 Tratamento de Água

            A água potável é a única água que podemos beber sem trazer risco ao nosso organismo. Ela pode ser encontrada na natureza no estado liquido, sendo incolor, inodora e indispensável para toda e qualquer forma de vida. A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres vivos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser consumida diretamente. A limpeza e tratamento da água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde humana, tornando-a  o mais potável possível. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem levada para os rios e mares.

          Fazendo um pequeno resumo podemos dizer:

·        Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água.

·        Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras.

·        Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar.

·        Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez - vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água.

·         Mais ou menos, há 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.

·         A poluição é um dos maiores problemas da água potável, pois diariamente os mananciais do mundo recebem várias milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.

 

Segundo dados, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Até o ano 2050, as previsões são ameaçadores. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 50 países encarar crise no provimento de água.

China - O suprimento de água está no limite. A processo agroindustrial e a população de 1,2 bilhão de habitantes fazem com que milhões de chineses andem quilômetros por dia para conseguir água.

Índia - Com uma população de 1 bilhão de habitantes, o governo indiano enfrenta o dilema da água constatando o esgotamento hídrico de seu principal curso-d'água, o rio Ganges.

Oriente Médio - A região inclui países como Israel, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait. Estudos apontam que dentro de 40 anos só haverá água doce para consumo doméstico. Atividades agrícolas e industriais terão de fazer uso de esgoto tratado.

Norte da África - Nos próximos 30 anos, a quantidade de água disponível por pessoa estará reduzida em 80%. A região abrange países situados no deserto do Saara, como Argélia e Líbia.

Metodologia 

- Tratamento de água:

A nossa empresa tem sempre como função de proteger o meio ambiente, ou ao menos achar soluções que não prejudique a natureza.Dessa vez temos a função de achar soluções para o Tratamento de água.Então veremos:

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

- Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

- Correção de pH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

Viabilidade 

              

               A Planet Life oferece as melhores e mais viáveis soluções em tratamento de água, que

asseguram a qualidade da mesma. Todos nós estamos empenhados em levar a melhor

solução e o melhor atendimento para você e para todos.

                   Aí vão algumas ações preventivas e corretas de tratamento de água:

               ● Instalação de Cloradores: Garante a proteção durante todo o percurso que a água pratica. Normalmente, este

aparelho é usado quando um indivíduo possui poços artesianos ou cacimbas, pois

pode haver uma contaminação antes do bombeamento da água, causadas por

infiltrações no solo ou bactérias trazidas pela água da chuva que venha adentrar

na estrutura por alguma falha na tampa de vedação. O equipamento é hidráulico e

possui um ótimo controle na cloração através de válvulas. Não há consumo de

energia elétrica, pois possui baixo custo de manutenção e utiliza cloro tablete

200g. A instalação é rápida e a operação é simples, fácil de instalar e fácil

de operar.

                  ● Desinfecção de poços: Este é um procedimento de descontaminação da água do poço, que pode

ter sido ocasionada por uma contaminação no lençol freático ou infiltrações. Recomenda-se

este tipo de serviço, sempre que desejar reativar um poço ou no mínimo, uma vez

por ano com o objetivo de higienização.