Poluição Atmosferica Automotiv

Objetivo

A poluição é um problema muito sério, pois detrói varios meios ambientes. No Brasil, principalmente São Paulo, à graves problemas com problemas atmoféricos. Este problema ocorre bastante por causa do excesso de carros em muitas as cidades. Alguns problemas como por exemplo irritação nos olhos e problemas respiratórios são geralmente causados pela poluição.

Problematização

 O que é a poluição atmosférica? O que ela pode causar?

  A poluição atmosférica refere-se à contaminação do ar pelos gáses CO², NOx, SOx. Esses gáses podem causar danos à saúde humana ou ao meio ambiente em que vivemos, o que pode causar diminuição da luz solar na Terra e odores desgradáveis. Aos seres humanos causa problemas no sistema circulatóriosn e cardiovasculares. Exames comprovam que , poluição atmosférica causam problemas pulmonares e também asma.  

   Ao ambiente, a poluição atmosférica pode causar danos à camada de ozônio, o que cada dia mais pode aumentar a temperatura mínima, o que uma hora podemos acabar "derretendo". Nos grandes centros urbanos do país, a concentração de milhares de veículos gera toneladas de gases poluentes por dia, tornando-se o principal fator da degradação da qualidade do ar que é um grave problema urbano.  

Metodologia

 Alguns métodos pra controlar a poluição atmosférica automotiva:

• Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.

• Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.

• Monitoramento periódico das fontes poluidoras.

 • Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.

• Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.

• Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.

• Controle diário da qualidade do ar.

• Promover o reflorestamento de áreas degradadas.

• Elaboração de projetos de caráter preventivo contra possíveis poluições atmosféricas de grande proporção.

• Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas).

• Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico.

• Preservação de florestas naturais.

• Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.

• Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc.

Viabilidade

        É promover a melhoria da qualidade do ar, que com o controle das emissões veiculares, os níveis de poluição do ar deverão ser reduzidos, pois não é hábito manter a cultura de manutenção e revisão dos veículos. Por outro lado, a manutenção dos veículos de acordo com os parâmetros legais certamente se refletirá na economia de combustível e, portanto, na melhoria da qualidade do ar pelo uso otimizado de combustível e pela retirada das ruas de outros carros que circulam sem licenciamento.

         A redução dos níveis de emissão de poluentes porveículos novos é fator fundamental de controle da poluição do ar, mas, por sisó, não garante a melhoria da qualidade do ar; é necessário assegurar que osveículos sejam mantidos pelos usuários dentro dos padrões recomendados. Com esteobjetivo foi implantado, em 1997, o Programa de Inspeção e Manutenção deVeículos, no entanto somente em fevereiro de 2009a inspeção de emissão de gases poluentes passou aobrigatória para todos os veículosautomotores.

     Outra solução que cabe a população é adotar uma simples atitude no nosso dia-a-dia, é: deixar o carro próprio na garagem e dar prioridade a transportes coletivos de qualidade.

Os benefícios dessas ações são:

- melhoria da cidadania e desenvolvimento sustentável;

-melhor qualidade de vida;

- melhoria da conscientização ambiental;

- melhoria da qualidade ambiental local e global;

 

- redução do uso de matérias-primas tóxicas;

- redução de acidentes provocados

no transito;

 - redução de congestionamentos;

- minimização de gases poluentes e

- melhoria do desempenho ambiental.